Atalhos de navegação

Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência
Inclusão com dignidade.
Inserção da Pessoa com Deficiência e Reabilitados no Mercado de Trabalho.
 

Conteúdo

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Manual de Utilização do Sistema

Índice

1 - Introdução

Este Manual foi planejado para servir como um guia de utilização do Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência (SIVC). Ele pretende explicar funções básicas do site, comandos que se repetem em várias páginas, acessibilidade do site, etc. Sua leitura é recomendada para quem deseja conhecer melhor o funcionamento geral do SIVC.

O site do SIVC foi planejado e construído seguindo padrões de acessibilidade para a Web, como os padrões internacionais da W3C/WAI. Com isso ele pode ser utilizado sem nenhum tipo de limitação para quem se utiliza de tecnologias assistivas ou tem qualquer tipo de deficiência.

Essa preocupação com a acessibilidade pode ser verificada na adoção de uma linguagem mais simples, telas que se adaptam a diferentes resoluções do monitor ou à liberdade que o usuário tem em escolher as preferências de visualização (cores, fonte e espaçamento). O site também é totalmente navegável via teclado, possui formulários que podem ser preenchidos por etapas (não necessariamente de uma só vez), e um sistema próprio de alerta sobre erros nos preenchimentos desses formulários.

Uma característica importante do SIVC é que ele foi desenvolvido para ser usado em diferentes navegadores, como o Internet Explorer, Firefox, etc. O uso de tecnologia assistiva também guiou o desenvolvimento do sistema, então você não deverá encontrar problemas ao utilizar programas como o DosVox, Virtual Vision ou o Jaws, por exemplo.

Mesmo com todas essas características, sabemos que o site não é perfeito. Para futuras melhorias, existe o recurso “Opinião”, onde você pode enviar sugestões sobre eventuais problemas encontrados.

Outra funcionalidade do SIVC é o recurso “Ajuda”. Em cada página do site (menos na página principal) você pode encontrar o link Ajuda (ao lado de “Opinião”) que contém informações relevantes sobre a página.

A seguir você poderá entender melhor as divisões principais do site e algumas funções básicas.

2 - Estrutura do site

Ao entrar em http://www.selursocial.org.br, você estará em nossa página inicial.

A página inicial foi desenhada para proporcionar acesso rápido aos principais serviços oferecidos pelo sistema. Nela você encontrará o banner com o logo e o lema do SIVC - Inclusão com Dignidade: Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

A função “Adaptar Tela”, que se encontra na parte superior à direita, será apresentada em todas as páginas. Este recurso serve para você modificar a visualização do site conforme suas preferências de cores, espaçamentos entre as linhas, fontes, etc.

O menu principal está presente em todas as páginas do SIVC, e oferece link direto para: Página Principal, Mapa do Site, Contato e Login (que após loago, se transforma em "Sair do sistema").

O menu secundário também aparece em todas as páginas do SIVC, e apresenta acesso direto às seções, divididas em três grupos:

- Meu Espaço: Candidato ou Empresa (só aparece após o usuário fazer o login);

- Busca: Currículos ou Vagas;

- Documentação: O Projeto SIVC, Manual de Utilização, Textos de Referência e Perguntas Frequentes (FAQ).

Além do banner, da função Adaptar Tela e dos menus principal e secundário, que são fixos, toda página do SIVC terá a sua área de conteúdo. Esse espaço é o que efetivamente irá mudar a cada página. Por exemplo, na página principal a área de conteúdo oferece link para o Espaço Candidato e link para o Espaço Empresa. Acionando o Espaço Candidato, você irá para outra tela com um conteúdo diferente, e assim por diante. Uma boa forma de visualizar isso é pensar nas páginas do SIVC como um “quadro”. As molduras sempre são iguais, e correspondem ao banner, botão adaptar tela, menus principal, secundário e o rodapé. O conteúdo da página seria a imagem do quadro, e esta sim, muda de acordo com a página do SIVC.

Foram utilizados cores diferentes (na visualização padrão) para diferenciar o Espaço Candidato do Espaço Empresa. Azul foi a cor escolhida para os Candidatos e laranja para as Empresas.

O logo do SIVC é um círculo composto de 2 flechas, uma azul e outra laranja, representando respectivamente os Candidatos e as Empresas trabalhando em harmonia. As extremidades das flechas vão ao encontro uma da outra, e as espessuras vão diminuindo formando o círculo até sumirem totalmente, sem que o círculo seja totalmente fechado.

Por fim, no rodapé de toda página do SIVC, você encontrará algumas informações complementares, como os logos e links externos das instituições responsáveis pela realização, apoio e patrocínio do sistema SIVC.

3 - Recursos de Acessibilidade

3.1 - Acesso direto para o conteúdo da página

Para quem usa um leitor de tela(um tipo de tecnologia assistiva), existe um recurso muito útil: o acesso direto para o conteúdo. Como já foi explicado anteriormente, todas as páginas do SIVC possuem seções fixas, e o que normalmente o usuário busca ao entrar em uma página é o seu conteúdo. Existe um link oculto no início de cada página. Ao acionar no link oculto o usuário é posicionado diretamente na área de conteúdo.

Para saber mais sobre tecnologias assistivas, recomenda-se a leitura do texto "Tecnologias assistivas no ambiente corporativo", disponível na nossa sessão de "Textos de Referência".

3.2 - Adaptar Tela

A função “Adaptar tela” aparece em todas as páginas do SIVC, na parte superior, à direita (ao lado do banner) e tem como função adequar a visualização do site de acordo com as preferências e necessidades do usuário.

Ao acionar o link (função Adaptar Tela), você será direcionado a uma página que oferece os seguintes recursos:

- Combinação de cores: além do padrão, existem mais 5 combinações disponíveis para você escolher;

- Tamanho de fonte: modifica o tamanho da letra, 5 opções de tamanho (médio é o padrão);

- Espaçamento entre linhas: aumenta ou diminui a distância entre uma linha e outra em todos os textos do site. Você pode escolher espaçamento pequeno, médio ou grande;

- Tipo de fonte: modifica o tipo da letra utilizada, existem 4 tipos diferentes.

Você pode alterar quantas destas características quiser, livremente. Acionando o botão “Aplicar”, as alterações serão aplicadas em todas as páginas do SIVC. Essas alterações também serão salvas para as próximas vezes em que você se logar no site, desde que esteja usando o mesmo computador. Caso não tenha gostado das modificações, acione o botão “Restaurar” e a visualização padrão do site retornará.

3.3 - Ajuda

Em todas as páginas do site (exceto na inicial), você encontrará o recurso “Ajuda”. A “Ajuda” procura esclarecer os pontos mais importantes para cada uma das páginas. Este Manual serve de complementação à “Ajuda”.

Acionando o recurso “Ajuda”, uma nova tela irá abrir, onde você poderá ler o texto de ajuda para aquela tela em específico. No final do texto existe o botão “Fechar”. Ao acionar este botão, você volta para a tela em que estava anteriormente.

3.4 - Formulários

Para facilitar o preenchimento dos dados, os formulários de dados foram divididos em etapas (partes diferentes), apresentadas na forma de abas. Isto facilita, pois os dados são agrupados por temas e também para que o usuário não precise preenchê-los todos de uma só vez. Também não é necessário preencher as partes (abas) temáticas na ordem em que aparecem.

Os campos obrigatórios estão destacados dos demais através de tons diferentes de cinza (mais claro) e pelo asterisco (*) antes do campo.

No final de cada etapa do formulário, você encontrará 2 botões : “Restaurar” e “Enviar”.

O botão “Restaurar” tem com função retornar os dados da forma em que estavam preenchidos no último preenchimento desses campos. Pode ser muito útil quando se está alterando seus dados e por algum motivo, deseja rever os dados anteriores.

O botão “Enviar” deve ser utilizado para enviar os dados preenchidos na etapa (aba) que você está. Após acionar o botão enviar, se todos os dados foram preenchidos corretamente, você receberá uma mensagem de sucesso e entrará automaticamente na etapa (aba) seguinte.

Caso você deixe algum campo obrigatório incompleto ou preencha qualquer um dos campos de forma incorreta, aparecerá uma mensagem de erro junto com um alerta. Essa mensagem virá acompanhada do campo que você preencheu incorretamente (ou deixou em branco). Siga as instruções para preenchê-lo corretamente. O recurso Ajuda pode esclarecer possíveis dúvidas da tela em que você está navegando.

3.5 - Opinião

Em todas as páginas do site (exceto na inicial), você encontrará o recurso “Opinião”. Ele pode ser utilizado para informar possíveis defeitos do sistema, fazer críticas ou sugestões. Favor informar qual o navegador utilizado e também qual tecnologia assistiva, se houver. O maior objetivo deste recurso é a busca por um aperfeiçoamento contínuo do SIVC.

3.6 - Teclas de Atalho

O SIVC possui alguns atalhos para facilitar a navegação, são eles:

- ALT + 0: vai para a página principal (Home Page)

- ALT + 1: vai para área de conteúdo

- ALT + 2: vai para a área de mensagens de erro

- ALT + 3: vai para “Opinião”

- ALT + 4: vai para “Ajuda” da própria página

Os números da tecla de atalhado se referem ao teclado alfanumérico (que fica acima das letras, no teclado). Segurar a tecla ALT e apertar o número correspondente ao atalho.

Observações sobre a navegação pelo teclado do site (referência: site Acessibilidade Legal):

1) Se você estiver usando o navegador Firefox, ao invés de teclar ALT + número, deve-se teclar simultaneamente ALT + SHIFT + número.

2) No navegador Opera, as teclas são SHIFT + ESCAPE + número.

3) No Firefox e no Opera, ao se teclar as alternativas de acesso, entra-se diretamente na página proposta, enquanto que no Internet Explorer, ele apenas posiciona o mouse no link para se clicar.

4) No caso de uso de navegadores somente texto, como o Webvox e Lynx, por não executarem as teclas de acesso, deve-se pressionar ENTER nos links respectivos.

3.7 - Mapa do Site

O mapa do site mostra uma lista de todas as páginas existentes no SIVC. É uma seção do menu principal. Através dele, é possível ter uma visualização completa da estrutura do site. Para entrar em cada uma das páginas mostradas, basta acionar o link correspondente.

4 - Os Espaços do SIVC

Os usuários do SIVC estão divididos em três grandes grupos:

- Candidatos: pessoas com deficiência que estejam à procura de vagas de emprego e desejam divulgar seu currículo. Após a criação de uma identificação e senha, estes usuários serão denominados “candidatos cadastrados” e terão acesso a funcionalidades especiais do sistema onde poderão, por exemplo, incluir e administrar seu currículo, além de consultar as vagas que mais se adequam ao seu perfil.

- Empresas: pessoas jurídicas (possuem CNPJ) que desejam anunciar vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Inicialmente deverão informar os dados cadastrais da empresa e criar uma identificação e senha. Após este processo estes usuários serão denominados “empresas cadastradas” e terão acesso a funcionalidades especiais do sistema onde poderão, por exemplo, incluir e administrar suas vagas, além de consultar currículos que melhor preenchem os requisitos de suas vagas.

- Visitantes: qualquer usuário não-cadastrado no SIVC. Realizam consultas livres no sistema, mas terão acesso limitado a alguns recursos do site, por uma questão de sigilo aos dados dos usuários cadastrados. Podem tanto estar procurando emprego serem como candidatos a uma vaga.

4.1 - O Espaço Candidato

Para um candidato utilizar os recursos gratuitos do SIVC, isto é, divulgar o seu currículo e se candidatar às vagas para pessoas com deficiência, é preciso inicialmente informar os seus dados cadastrais e criar uma identificação (login e senha) para acessos futuros.

Para chegar até o Espaço Candidato, onde estão reunidas todas as opções de serviços do SIVC, o usuário deve inicialmente fazer o seu login. Após já ter feito o login, no menu do lado esquerdo aparecerá um atalho, "Meu espaço - Candidato", através do qual ele poderá ir diretamente ao Espaço Candidato.

4.1.1 - Criar sua identificação (login)

O primeiro passo para se tornar um candidato é se cadastrar no site, criando sua identificação (login).

Na página principal acione a opção “Candidatos” e depois escolha “Criar login e incluir currículo”. Será apresentada uma tela que contém o “Termo de Adesão ao SIVC”. Leia atentamente o regulamento e caso concorde, acione o botão “Concordo e desejo continuar”. Caso você acione o botão “Não Concordo”, será redirecionado novamente para a página principal do sistema.

Aceitando as condições de uso (Termo de Adesão), você poderá preencher a primeira etapa (aba), que é a criação de sua identificação (login e senha).

Para criar a sua identificação você deverá informar: seu nome completo (sem abreviações), sua data de nascimento, seu CPF e CEP. Deverá também criar uma identificação (login) e uma senha.

Para o login escolha uma identificação que você possa lembrar facilmente. Para escolher sua senha, recomendamos que misture letras e números e evite informações fáceis de serem descobertas, como o dia do seu aniversário, por exemplo. Essa senha poderá ser alterada depois, mas o login permanecerá sempre o mesmo. É preciso confirmar essa senha, para garantir que não existem possíveis erros de digitação (se uma senha estiver diferente da outra, aparecerá uma mensagem de erro).

Após ter preenchido todos os campos, acione o botão “Enviar”. Você agora é um usuário com cadastro no SIVC, e poderá fazer login sempre que entrar no site. Também já poderá cadastrar seu currículo, embora não seja obrigatório fazê-lo logo após ter criado seu login (identificação).

Consulte o “Ajuda” se tiver duvidas em relação ao preenchimento dos campos. Todos os campos possuem ainda textos complementares (titles) que poderão ser lidos pelo “Leitor de Tela” ou visualizados quando se coloca o mouse no início do campo.

4.1.2 - Identificar-se no sistema (login)

Após ter criado a sua identificação, você poderá sempre fazer o login no SIVC, para ter acesso a todos os recursos de um usuário cadastrado. Ao criar sua identificação pela primeira vez, você estará automaticamente logado. Na próxima vez que clicar no site, basta ir até a opção “Login”, no menu principal do site, e informar o seu login e senha. Aparecerá uma mensagem de boas vindas e você será direcionado para o Espaço Candidato.

OBS: Importante lembrar que, dependendo do navegador (browser) que você utliza, é possível que caso feche o navegador sem sair do sistema, na próxima vez em que o navegador for aberto o SIVC já esteja logado com pelo último usuário. Esse é um problema em computadores públicos, por exemplo, pois seus dados estarão expostos para outras pessoas. Por isso, sempre que encerrar sua navegação no SIVC, acione o link "Sair do Sistema" (onde era o "Login"), pois assim seus dados estarão seguros, independente da configuração do seu navegador.

4.1.3 - Alterar sua identificação ou senha

Para alterar sua identificação, estando logado no sistema, vá até o Espaço Candidato e acione "Alterar identificação". Você irá para a etapa (aba) de Identificação e poderá alterar seus dados (essas alterações irão se refletir no seu currículo). Por motivos de segurança, é impossível alterar o seu login! Acione o botão "Enviar" para finalizar as alterações.

Parar alterar sua senha, o procedimento é o mesmo, vá para Espaço Candidato (já logado), mas desta vez acione "Alterar senha". Você apenas precisará escolher uma senha nova e depois digitá-la novamente, para confirmar. Acione o botão "Enviar" para completar a mudança.

4.1.4 - Remover sua identificação

Remover sua identificação significa sair completamente do sistema, ou seja, todo seu cadastro será apagado. É um processo irreversível, ou seja, uma vez feito, seu cadastro não poderá ser recuperado. Uma alternativa menos drástica seria desativar o currículo (vide item 4.1.8).

Sabendo dessas informações, para remover seu currículo é preciso inicialmente ter feito o login no SIVC. Vá então até o Espaço Candidato e acione o link "Remover identificação". Você será direcionado para uma tela onde pedimos que responda à pergunta "Qual o motivo da remoção?", para que possamos descobrir os defeitos e melhorar futuramente o sistema. Acione o botão "Remover" e seu cadastro será apagado totalmente.

OBS: Caso esteja removendo sua identificação porque conseguiu um emprego, nos informe no campo "Qual o motivo da remoção?", afinal esse é o objetivo do SIVC!.

4.1.5 - Incluir seu currículo no SIVC

Para incluir seu currículo, você deverá preenchê-lo por etapas, como explicado no tópico formulários. Não é necessário preencher as partes (abas) temáticas do currículo na ordem em que aparecem, e nem é preciso fazê-lo de uma só vez. Lembre-se que os dados de cada etapa só serão incluídos no sistema SIVC se você acionar o botão “Enviar” de cada uma destas etapas.

As etapas (abas) para o preenchimento do currículo são as seguintes: Dados Pessoais, Deficiência ou Restrição, Escolaridade, Informações Profissionais, Experiências Profissionais e Finalizar. Você só terá permissão de acesso a estas etapas (abas) quando a sua identificação for concluída com sucesso.

Em “Dados Pessoais” você informará seu endereço, telefone de contato (no máximo 3), além de outras informações como: se possui ou não carteira de habilitação e se aceita trabalhar em outra cidade.

Em “Deficiência ou Restrição” você deverá informar basicamente qual é a sua deficiência e quais adaptações arquitetônicas, tecnologias assistivas ou adaptações de comunicação que você necessita para trabalhar. O serviço também é aberto a não deficientes, desde que sejam reabilitados pelo INSS. Neste caso deve ser declarada a natureza da limitação, ainda que não constitua propriamente uma deficiência.

Em “Escolaridade” informe seu maior grau de escolaridade, seus conhecimentos de informática e idiomas que você conhece alem do português.

Em “Informações Profissionais”, informe sua área de atuação, profissão e resuma suas qualificações profissionais. Somente se você informar que tem experiência será direcionado para a etapa (aba) Experiência profissional. Informe então os empregos mais relevantes para o seu currículo, escolha no máximo 3, na ordem do mais recente primeiro até o mais antigo.

Caso você receba mensagens de erro no preenchimento dos dados, deve corrigi-los. Quando não houver mais erros de preenchimento, você receberá uma mensagem de de aviso informando o sucesso da operação e será posicionado automaticamente para a próxima etapa (aba).

4.1.6 - Publicar seu currículo

Para publicar seu currículo, vá até a aba "Finalizar". Lá você pode visualizar o seu currículo completo. Confira os dados e selecione "sim" para a pergunta: "Deseja publicar o seu currículo?".

Publicar significa que seu currículo estará disponível para a visualização das empresas interessadas. Só é possível publicá-lo se não houver erros nos campos preenchidos.

Caso seu currículo esteja desativado, também haverá a opção "Publicar currículo", dentro do Espaço Candidato. Ao acionar esse link você será direcionado à aba "Finalizar", onde deve seguir os passos citados anteriormente.

OBS: Após ter usado a opção "Publicar currículo", a mesma não será mais exibida no Espaço Candidato, sendo substituída por "Desativar currículo".

4.1.7 - Alterar seu currículo

Após ter preenchido seu currículo, estando ele publicado ou não, é possível alterá-lo. Para fazer alterações no currículo acione “Completar ou Alterar Currículo”. Serão apresentadas todas as etapas (abas), sendo que você estará posicionado na etapa “Dados Pessoais”.

Você poderá, então, navegar livremente pelas partes (abas) temáticas do currículo, e caso deseje retornar os dados que havia preenchido anteriormente, use o botão “Restaurar”.

Ao alterar um ou mais campos acione o botão “Enviar” desta etapa e corrija erros eventuais.

Após fazer todas as alterações necessárias, lembre-se de publicá-lo novamente (item 4.1.6).

4.1.8 - Desativar seu currículo

Desativar seu currículo significa que ele ficará oculto, ou seja, permanecerá salvo no sistema mas não poderá ser visualizado pelos outros. É uma alternativa útil para quando você não quiser ser procurado pelas empresas, e, futuramente, quando quiser procurar outro emprego, precisará apenas publicar o currículo novamente.

Para desativar o currículo, basta se logar no SIVC, ir até o Espaço Candidato e acionar o link "Desativar currículo". Seu currículo não estará mais disponível para consulta pelas empresas, e para torná-lo visível novamente, consulte o item 4.1.6 - Publicar seu currículo.

OBS: Após ter usado a opção "desativar currículo", a mesma não será mais exibida no Espaço Candidato, sendo substituída por "publicar currículo".

4.1.9 - Imprimir ou gravar seu currículo

Caso tenha uma impressora conectada ao seu computador, você poderá imprimir esse currículo. Para isto você deverá estar identificado no sistema (ter informado seu login e senha). Na página principal, entre em “Candidatos” e acione o link “Imprimir currículo”.

Você poderá gravar o seu currículo (fazer download) para um disquete, CD, pendrive ou seu próprio computador. Para isso, acione o link "Baixar o arquivo do seu currículo (.pdf)". O formato disponível para essa gravação é o pdf. Para abrir um arquivo pdf, você deverá ter o programa Adobe Acrobat Reader instalado no seu computador, caso você não tenha, pode fazer o download do site do desenvolvedor.

4.1.10 - Consultar vagas

Dentro do Espaço Candidato, existe um grupo de opções chamado "Consultar". Ele apresenta cinco links, que podem ser resumidos da seguinte forma:

- Consultar vagas com perfil do currículo:

Ao publicar seu currículo no SIVC, o sistema automaticamente cruzará as suas informações (do currículo) com as vagas disponíveis. Usando essa opção, "Consultar vagas com perfil do currículo", você receberá automaticamente uma listagem com as vagas mais adequadas para o seu perfil, por ordem de relevância.

- Consultar vagas selecionadas, descartadas, contatadas ou que entraram em contato:

Exibe as listas das vagas que você selecionou, descartou, contatou ou que a empresa entrou em contato com você. Somente uma dessas opções de cada vez poderá ser visualizada. Essas ações (selecionar, descartar ou contatar) são definidas por você após as buscas por vagas no SIVC (sejam buscas livres ou com o perfil do currículo).

OBS: Ao consultar vagas, seja através do Espaço Candidato ou através da Consulta a Vagas, o candidato poderá administrar as vagas pelas quais tiver interesse através de algumas opções disponíveis no SIVC. Você poderá selecionar ou descartar as vagas, avisar a empresa de seu interesse ou mesmo enviar seu currículo. Essas vagas serão exibidas em listas específicas, que também serão visualizadas através do Espaço Candidato ou pelo resultado da Consulta a Vagas. Para conhecer mais detalhadamente essas funcionalidades do SIVC, consulte a tela de Ajuda de nossas páginas.

4.2 - O Espaço Empresa

Para uma empresa utilizar os recursos gratuitos do SIVC, isto é, divulgar e administrar suas vagas de emprego para pessoas com deficiência, é preciso inicialmente informar os dados cadastrais da empresa e criar uma identificação (login e senha) para acessos futuros.

Para chegar até o Espaço Esmpresa, onde estão reunidas todas as opções de serviços do SIVC, a empresa deve inicialmente fazer o seu login. Após já ter feito o login, no menu do lado esquerdo aparecerá um atalho, "Meu espaço - Empresa", através do qual ela poderá ir diretamente ao Espaço Empresa.

4.2.1 – Criar a identificação (login) da empresa

Na página principal, entre em “Empresas” e na próxima página escolha “Criar login e incluir vaga”. Será apresentado o “Termo de Adesão ao SIVC”, que lista as condições de uso do site. Leia atentamente as regras e, caso concorde, acione o botão “Concordo e desejo continuar”. Caso você acione o botão “Não Concordo”, será redirecionado para a página principal do sistema.

Aceitando as condições de uso, você poderá preencher o cadastro da empresa, que é dividido em duas etapas. Na primeira etapa (aba), “Identificação”, informe alguns dados sobre a empresa, e o nome e e-mail do responsável pelo contato com o SIVC. Acione o botão “Enviar” para dar prosseguimento ao cadastro.

A seguir, caso não ocorram erros de preenchimento, você irá para a segunda etapa, “Dados cadastrais”. Aqui será necessário complementar o endereço (que já terá alguns campos pré-preenchidos, pela busca do CEP já informado), informações sobre a atuação da empresa e também as condições de acessibilidade no local de trabalho.

Após ter preenchido as duas etapas, acione o botão “Enviar”. Sua empresa agora está cadastrada no SIVC, e poderá fazer login sempre que entrar no site, o que permite incluir e administrar suas vagas.

4.2.2 – Identificar a empresa no sistema (login)

Para se identificar no sistema, basta ir até a opção “Login”, no menu principal do site, e informar o login e senha da empresa. Aparecerá uma mensagem de boas vindas e você será direcionado para o Espaço Empresa. Outra opção é entra no Espaço Empresa e escolher a opção "Entrar com o seu login".

OBS: Importante lembrar que, dependendo do navegador (browser) que você utliza, é possível que caso feche o navegador sem sair do sistema, na próxima vez em que o navegador for aberto o SIVC já esteja logado com pelo último usuário. Esse é um problema em computadores públicos, por exemplo, pois seus dados estarão expostos para outras pessoas. Por isso, sempre que encerrar sua navegação no SIVC, acione o link "Sair do Sistema" (no banner logo no início da página), pois assim seus dados estarão seguros, independente da configuração do seu navegador.

4.2.3 – Alterar identificação ou senha da empresa

Para alterar a identificação da empresa, estando logado no sistema, vá até o Espaço Empresa e acione "Alterar identificação". Você irá para a etapa (aba) de Identificação e poderá alterar seus dados. Por motivos de segurança, é impossível alterar o seu login! Acione o botão "Enviar" para finalizar as alterações.

Parar alterar a senha da empresa, o procedimento é o mesmo, vá para Espaço Empresa (já logado), mas desta vez acione "Alterar senha". Você apenas precisará escolher uma senha nova e depois digitá-la novamente, para confirmar. Acione o botão "Enviar" para completar a mudança.

4.2.4 – Incluir sua vaga no SIVC

Para incluir sua vaga, você deverá preenchê-la por etapas, como explicado no tópico formulários. Não é necessário preencher as partes (abas) temáticas da vaga na ordem em que aparecem, e nem é preciso fazê-lo de uma só vez. Lembre-se que os dados de cada etapa só serão salvos no sistema SIVC se você acionar o botão “Enviar” de cada uma destas etapas.

As etapas (abas) para o preenchimento das vagas são as seguintes: Informações da Empresa, Descrição da Vaga, Perfil do Candidato, Procedimentos e Finalizar. Você só terá permissão de acesso a estas etapas (abas) quando a identificação da empresa for concluída com sucesso.

Em “Informações da Empresa”, você informará alguns dados e o endereço da empresa. Alguns desses campos já estarão preenchidos segundo as informações fornecidas no cadastro da empresa. Essas informações, porém, podem ser alteradas se o responsável desejar.

Em “Descrição da Vaga”, você deverá preencher os dados específicos da vaga em questão, como função, quantidade de vagas, horário, benefícios, etc. É importante que as atividades a serem desenvolvidas sejam mencionadas corretamente, pois a partir delas é que o candidato pode avaliar se é capaz de realiza-las.

Em “Perfil do Candidato”, informe as características desejadas para os candidatos interessados nesta vaga, como escolaridade, conhecimentos em informática, idiomas estrangeiros, etc.

Em “Procedimentos”, informe o que o candidato deve fazer para disputar a vaga (ex: enviar currículo por e-mail, inscrever-se no site da empresa, apresentar-se pessoalmente, etc.). Informe também se deseja receber um e-mail alertando sempre que um candidato selecionar a vaga. Outra campo existente é o período de tempo em que a vaga fica disponível. O padrão é que ela seja suspensa 3 meses após sua publicação, mas essa data pode ser alterada no momento da inclusão da vaga ou posteriormente, através da tela de Administração de Vagas.

Por fim, em “Finalizar”, você poderá conferir todos os dados da vaga (embora não seja possível corrigi-los nesta tela). Responda sim à pergunta "Deseja publicar a vaga?". A vaga só será publicada se não forem detectados erros nas etapas (abas) anteriores.

4.2.5 – Publicar sua vaga

Para publicar sua vaga (ou seja, torná-lo visível para os candidatos) os campos obrigatórios de todas as partes em que está dividido o formulário “Incluir vagas” devem estar preenchidos corretamente. Essa verificação deve ser feita através da etapa (aba) "Finalizar". Lembre-se que mesmo com vaga salva, somente após publicá-la é que os candidatos terão acesso aos seus dados.

Após conferir todos os dados da sua vaga, acione o botão "Finalizar" para publicá-lo.

4.2.6 – Administrar suas vagas

A tela de "Administração de vagas" permite que você altere, exclua ou consulte mais detalhes sobre qualquer uma das vagas que já tiver incluído no SIVC.

As vagas serão exibidas em uma tabela. Cada linha representa uma vaga que você cadastrou no SIVC.

Para saber detalhadamente como alterar, excluir ou consultar mais detalhes sobre as suas vagas, consulte a "Ajuda" desta página, que lhe dará todas as informações necessárias.

4.2.7 – Consultar currículos

Para consultar currículos, existem dois caminhos básicos:

- Consultar currículos com perfil desta vaga: Realiza a busca pelos candidatos mais adequados ao perfil da vaga em questão. Para realizar esta busca automática, dentro do Espaço Empresa acione a opção "Administrar vagas" e depois escolha o ícone que tem esse nome. Será exibida uma lista por ordem de relevância.

- Consultar currículos: Para uma busca geral dos currículos cadastrados no SIVC, dentro do Espaço Empresa escolha a opção "Consulta - Consultar currículos", ou acione diretamente o link "Busca - Currículos", no menu esquerdo. Ambas as opções irão lhe direcionar para a tela de consulta a currículos, onde você deverá informar os dados que pretende buscar. Esses dados serão exibidos por ordem de relevância, de acordo com as informações fornecidas para a busca.

4.3 - Buscas livres

Qualquer pessoa ou empresa pode realizar uma busca no SIVC, mesmo sem se cadastrar no site. Chamamos de "buscas livres" aquelas feitas pelo usuário ou empresa que não fizerem login.

É possível fazer buscas livres de currículos e/ou vagas. No menu esquerdo, escolha o que quer buscar e acione o link correspondente. Você será direcionado para a tela de busca, onde deverá informar os dados desejados. Os resultados serão exibidos por ordem de relevância, de acordo com as informações fornecidas para a busca.

Por motivos de segurança, ao realizar uma busca livre você não terá acesso às informações completas das vagas ou dos currículos. Isso só será possível ao fazer uma busca estando identificado no site. Nunca é demais lembrar que o cadastro e todos os serviços oferecidos pelo SIVC são inteiramente gratuitos. Para saber como se cadastrar no site, consulte o tópico "4.1.1 - Criar sua identificação (login)", se você for um candidato, ou "4.2.1 - Criar a identificação (login) da empresa", se você for uma empresa.

Ajuda

O objetivo do manual é ser um guia de uso do site.

Nele você encontrará informações gerais sobre navegação, divisão do site, atalhos, recursos disponíveis, etc. Sua leitura é recomendada para quem procura informações mais detalhadas sobre o SIVC.

Opinião

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