Atalhos de navegação

Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência
Inclusão com dignidade.
Inserção da Pessoa com Deficiência e Reabilitados no Mercado de Trabalho.
 

Conteúdo

Página Principal » Projeto SIVC

Projeto SIVC

SIVC - Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas

O que é o SIVC?

É um sistema integrado de bases de dados e serviços, com acesso gratuito pela Internet, onde pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS podem, com facilidade, disponibilizar e atualizar seus currículos, além de consultar vagas de trabalho colocadas pelas empresas, também em espaços gerenciados por elas.

O sistema, projetado para atuar em todo território nacional, pretende colaborar efetivamente com a inclusão da pessoa com deficiência ou reabilitada no mercado de trabalho, estimulando e viabilizando o contato entre as empresas e instituições diversas e os candidatos a uma vaga de trabalho, de forma a acolher e acomodar o maior número de pessoas, e evitar situações ou atitudes que promovam a exclusão.

As páginas web são baseadas nas recomendações de acessibilidade do consórcio internacional W3C possibilitando assim a utilização do sistema por pessoas com deficiência visual, auditiva, motora ou intelectual.

Por que desenvolver mais um sistema de vagas e currículos?

A Lei 8.213/91, regulamentada pelo Decreto 3.298/99, que estabelece quotas obrigatórias para contratação de pessoas com deficiência de acordo com o número de funcionários de uma empresa ou instituição, tem impulsionado a colocação destas pessoas no mercado de trabalho.

Porém, muitas empresas e instituições têm encontrado dificuldade em se adequar para cumprir a lei e incluir efetivamente o profissional com deficiência. Por outro lado, pessoas com deficiência, devido ao preconceito e despreparo da sociedade, também se deparam com dificuldades para encontrar uma colocação adequada com a sua condição e capacitação.

A Rede SACI, através do seu “Observatório do Trabalho” tem constatado um aumento significativo na procura de candidatos e de vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Uma característica observada pela Rede é o grande número de dificuldades encontradas pelos candidatos para preencher seus dados em sítios de colocação de emprego em geral, que vão desde a existência de formulários muito extensos ou muito abrangentes, com terminologias não compreendidas por pessoas de baixo letramento, até interfaces que não levam em conta diferentes características físicas ou sensoriais das pessoas.

O SIVC se destaca por ser um sistema acessível a todas as pessoas e levar em conta suas características ou dificuldades.

Quem desenvolveu o sistema?

Para colaborar com a inclusão profissional das pessoas com deficiência, o SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo e a Rede SACI firmaram acordo de parceria para reeditar este serviço através do desenvolvimento desse sistema, com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Créditos da equipe:

Ana Maria Barbosa

Lucy Gruenwald

Claudio Seishi Kobiraki

Danton Nunes

Levi Fukumori

Régis Diniz

Susana Narimatsu

Rafael Ribeiro Rocha

Pessoas e entidades que colaboraram no projeto e nos testes do SIVC:

Cristiana Mello Cerchiari - Tradutora e Intérprete

Divisão de Medicina de Reabilitação (DMR) da Faculdade Medicina da USP

Fundação de Rotarianos de São Paulo - alunos e professores do Centro Profissionalizante Rio Branco

José Carlos do Carmo (SRTE)

Maria de Fátima e Silva (RH)

PARA D.V. - Associação para Apoio e Integração do Deficiente Visual de Araraquara

Prof. Lúcia Filgueiras e seus alunos do mestrado do curso de Engenharia de Software (IPT-USP) e do curso de pós-graduação "Metodologia de Desenvolvimento de Interfaces Homem-Computador" (Poli-USP)

Ajuda

Saiba as informações básicas sobre o que é, qual sua função e quem criou o projeto SIVC.

Opinião

Ajude a melhorar esta página. Deixe sua opinião, dúvida ou algum comentário em relação a esta página.